Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de maio de 2008

16/04 - Eisenbahn, Wunder Bier, Bork, Schornstein e Königs Bier

EISENBAHN

Cervejaria já tradicionalmente conhecida em Blumenau, sempre campeã de vários concursos pelo mundo. Chegamos ainda bem cedo, visitamos rapidamente a fábrica e levamos alguns souvenirs... mas nem sinal da cerveja... talvez pelo horário, sei lá. Enfim...

Minha impressões: não provei nenhuma das 13 (?) cervejas, mas o lugar é bonitinho.





WUNDER BIER

Uma das mais recentes cervejarias do Sul, a Wunder Bier de Blumenau impressiona já na chegada. A casa, em estilo típico alemão, nos remete às cervejarias antigas, porém, tecnologicamente moderna.
Quando visitamos, o bar da casa estava fechado, mas pude verificar por dentro os cuidados com cada detalhe. Provei os dois tipos de cerveja: a Wunder Lager (sem filtrar) e a Lager hell (filtrada).

Minhas impressões: o pessoal é muito atencioso e a cerveja é maravilhosa. Por preferência pessoal, gostei mais da sem filtrar por ter mais corpo e o sabor da levedura ser muito agradável.







BORK

Provavelmente uma das mais antigas microcervejarias ainda em atividade de Santa Catarina, a Bork, de Timbó, impressiona pelo processo de fabricação de seu produto. A Brassagem é realizada por cozimento a uma determinada temperatura e então resfriada naturalmente. O resultado é uma cerveja diferente de todas as outras e muito gostosa.

Minhas impressões: a família Bork é muito hospitaleira e o chopp é realmente diferente e gostoso, acho que provavelmente pela sua leve acidez muito bem balanceada com o doce do malte. Adorei conhecer o método (para mim, novo) e provar que sai um bom produto.







SCHORNSTEIN

Seguindo nosso itinerário, fomos para Pomerode, na cervejaria Scornstein (cujo nome, em alemão, significa chaminé), visitar o cervejeiro Zé Carlos, de quem eu gosto muito. Eu já havia experimentado as cervejas deles (Pilsen e Pale Ale) na Brasil Brau, mas pra minha surpresa, desta vez tinha também uma Bock.

Minhas impressões: achei que a cerveja Pilsen, principalmente, mudou muito desde a Brasil Brau, mas continua interessante. A Pale Ale e a Bock tb são cervejas muito gostosas, apesar de eu sentir uma acidez um pouco exacerbada.







KÖNIGS BIER


Já em jaraguá do Sul - e quase terminando o dia - visitamos a Königs Bier, a mais nova cervejaria de Santa Catarina. A idéia do Ivan, proprietário da empresa, era fazer uma Pilsen honesta e "fácil de beber", ou seja, que não tenha nada muito exacerbado em termos de amargor, álcool, etc. E conseguiu! A receita, elaborada pelo cervejeiro Elvis Pérsio, realmente apresenta um ótimo drikability e, com certeza já caiu no gosto dos catarinenses.


Minhas impressões: uma cerveja puro malte muito gostosa de se beber. Gostei muito da proposta e do resultado, no entanto, para meu paladar, eu sinto um pouco a falta de lúpulo para balancear com o doce do malte. Mas isso seria ir contra o belo padrão Königs.



*Infelizmente, no final do dia, acabou a bateria da minha câmera. Por isso não postarei fotos desta cervejaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário