Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2009

Marca Barbante

cerveja barbante


Certamente todos já devem ter ouvido ou utilizado a expressão "marca barbante" para designar um produto de qualidade duvidosa ou inferior.

A origem desta expressão tem tudo a ver com a história da cerveja no Brasil. Isto porque as primeiras cervejas comercializadas no país eram oriundas de processos de fabricação rudimentares, que culminavam em um produto cuja fermentação continuava na garrafa, produzindo excesso de CO2, o que geralmente acarretava na explosão da rolha que vedava o gargalo (não confundir aqui com a refermentação na garrafa utilizada controladamente por homebrewers e cervejeiros artesanais). Para isto não ocorrer, os fabricantes amarram esta rolha com barbante.

Sim, mas porque a expressão ganhou então um tom depreciativo? Porque a qualidade destes produtos não era confiável e, creio eu, que muito da fermentação que ocorria na garrafa era deviado à contaminação por falta de sanitização.

Hoje em dia a tecnologia utilizada nos processos cervejeiros teve um grande salto, mas tenho certeza que todo mundo tem uma cervejinha que adoraria de chamar de barbante, não é mesmo?

Comente aqui qual cerveja merece o prêmio barbante hehehe
IMAGEM: ok, ok, eu sei que sou ótima no paint hahaha

5 comentários:

  1. Stela na minha cidade tem uma cervejaria bem antiga e produz uma cerveja com esse nome. Inclusive achei sua página procurando na internet sobre a marca. Marcelo - Juiz de Fora - MG

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo,
    que legal esta notícia. Deve ser antiga mesmo, pois esta expressão é bem velha hehehe
    se tiver mais informações da cerveja, por favor me envie por email stela.patrocinio@gmail.com

    Obrigada por acessar o blog, abraços e feliz 2010

    ResponderExcluir
  3. Alguém mais acessou isso?

    ResponderExcluir
  4. TODAS DA AMBEV, TUDO BARBANTE !! ALÍAS , ESTOU ERRADO. NEM BARBANTE É E SIM, CASCA DO MILHO UTILIZADA COMO BARBANTE !! KKKK

    ResponderExcluir
  5. A cerveja mais antiga do Brasil se chamava Barbante. Assista à série Chiquinha Gonzaga e veja a referência.

    ResponderExcluir